GLOBALIZAÇÃO
Admitimos
a globalização a partir de algumas evidências: o consumo de bens e produtos
culturais importados, como furtas exótica disponíveis nas prateleiras do
supermercado, a Coca-Cola e o cinema americano; problemas relacionados à saúde,
como a pandemia de COVID; conflitos e guerras: Rússia x Ucrânia, Gaza x Israel;
e questões relacionadas com o meio ambiente e a mudança climática. Precisamos
avançar na discussão a fim de melhor problematizar a globalização e evitar
simplificações.
O propósito geral da aula consiste em caracterizar o processo de globalização em suas diferentes dimensões como fenômeno histórico e aberto. Na primeira parte, abordaremos o conceito de globalização a partir de diferentes visões reunidas por Octavio Ianni (2002). O nosso propósito é mostrar que existem controvérsias nas visões sobre a construção de um mundo global tanto a respeito do sentido como nos seus resultados (consequências) com base numa discussão sobre as diferentes metáforas utilizadas para compreender e explicar a globalização. Na segunda parte, a partir das contribuições de David Held e Anthony McGrew (2001), com base nos aspectos político, cultural e econômico, elencamos como se posicionam os céticos – aqueles que resistem em pensar os tempos atuais como fundamentalmente diferente e globalizado – e os globalistas – aqueles que pensam os processos atuais como uma tendência irresistível de integração global, cujos efeitos precisam ser compreendidos para podermos melhor lidar com eles no plano local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário