quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Material em vídeo para download


ISTVAN MESZAROS - Roda Viva
Filósofo húngaro, professor emérito da Universidade Sussex na Inglaterra, formado em Filosofia em Budapeste, István Mészáros deu aula em universidades na Itália, Escócia, Canadá e Inglaterra. Autor profícuo, empreendeu a tarefa de reescrever O CAPITAL a luz dos acontecimentos atuais. Para Meszaros, é possível construir um mundo pós-capitalista, livres dos vícios do capital (o metabolismo do capital). Infelizmente, o video se encontra em formato mp4.
Meszaros

HERBERT DE SOUZA - Roda Viva 1996
Participação do sociólogo Herbert de Souza no Roda Viva, militante da reforma agrária e luta ambiental e pelo combate a fome, recebendo vários prêmios por sua atuação. Hemofílico, contraiu AIDS numa transfusão de sangue. Faleceu em 1997, quando já organizava uma nova campanha "movimento Democracia na Terra". Deixo os links de sua participação no Roda Viva a fim de que o estudante compreenda que a sociologia, enquanto conhecimento teórico da realidade, pode conviver com a militância, enquanto proposta transformadora.
Parte 1
Parte 2

MÉTODO EM MARX

O Professor José Paulo Netto ministrou, em 2002, o Curso O Método em Marx na pós-graduação em Serviço Social da UFPE. O Curso foi gravado originalmente em Fitas VHS. A versão para DVD, dos 5 dias de aula (manhã e tarde), resultou em 2 DVDs por aula, num total de 10 DVDs.
AULA 1 DVD 1 / AULA 1 DVD 2
AULA 2 DVD 1 / AULA 2 DVD 2
AULA 3 DVD 1 / AULA 3 DVD 2
AULA 4 DVD 1 / AULA 4 DVD 2
AULA 5 DVD 1 / AULA 5 DVD 2

SLAVOJ ZIZEK NO RODA VIVA
link para download da participação de slavoj zizek no roda viva em formato avi:
SLAVOJ ZIZEK

DOCUMENTÁRIO "FLORESTAN FERNANDES - O MESTRE"
Um bom documentário sobre Florestan Fernandes realizado pela tv Camara. Deixei o link nos meus videos. Mas quem quiser pode baixar o video no site da tv Camara. Obrigatório para o estudante de ciências sociais, e recomendável a qualquer um.
FLORESTAN FERNANDES

FLORESTAN FERNANDES - Roda Viva
Participação do sociólogo Florestan Fernandes no Roda Viva. Dando sequência ao documentário postado antes, estamos disponibilizando os links para a participação do sociólogo Florestan Fernandes, que podemos afirmar, com segurança, ser o maior sociólogo brasileiro.
Parte 1
Parte 2
Parte 3

RACISMO - UMA HISTÓRIA

O racismo é fruto do processo de colonização, e tem como fundamento o eurocentrismo. A categorização heirarquica entre raças foi o instrumento de justificação da dominação européia sobre os povos. Esse traço da expansão európeia nos legou uma herança indelével e perniciosa - o racismo. Deixo o link para um ótimo documentário realizado pela BBC sobre a história do racismo. Infelizmente, não há legendas no link. No entanto, elas podem ser encontradas na rede.
A cor do dinheiro
parte 1 / parte 2 / parte 3 / parte 4 / parte 5 / parte 6
Impactos fatais
parte 1 / parte 2 / parte 3 / parte 4 / parte 5 / parte 6
Um legado selvagem
parte 1 / parte 2 / parte 3 / parte 4 / parte 5 / parte 6

Documentário: Levi-Strauss: "Saudades do Brasil"
Documentário realizado pela Tv Senado, com uma entrevista exclusiva com o antropólogo francês Claude Levi-Strauss e outras participações especiais. O documentário apresenta as impressões do antrológo em sua chegada ao Brasil, narrando, em seguida, suas experiências em expedições a tribos indígenas no país.
Parte 1
parte 2
parte 3
parte 4
parte 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário